Núcleo Varal de Memórias

Pesquisadora: Carla Wanessa do Amaral Caffagni

Perfil: educadora, pesquisadora em autobiografia, educação e ancestralidade

O intuito deste laboratório é abrir espaço para discutir o fazer educativo por meio da compreensão da constituição do eu a partir do resgate de memórias pessoais, da construção de uma autobiografia e do desenvolvimento do olhar apreciativo para as histórias de vida.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

O laboratório “Varal de Memórias” foi pensado a partir da experiência da elaboração de uma pesquisa de doutorado cujo tema ou material de trabalho foi a construção de uma autobiografia ficcional ou uma ficção autobiográfica. Um gênero literário que mescla elementos de uma vida “real” com uma vida “inventada”. Esta experiência trouxe à tona a importância do resgate de memórias constitutivas do EU (persona), memórias que trazem à luz os caminhos que transformaram o passado no presente vivido.

Entrar em contato com lembranças de infância, lugares, pessoas, sentimentos, experiências que se conectam na teia da identidade do sujeito e colaboram no re-conhecer-se e re-ligar-se com um passado ancestral e a encontrar um sentido para o en-sino, da importância de colocar a si e ao outro, em sua sina; em seu lugar de viver.

Ao vagar pelas memórias escondidas no tempo, encontramos com personagens que nos trouxeram luz em momentos de dúvidas ou escuridão, a estas pessoas, chamaremos Mestres - aqueles que nos fazem aprendizes por uma vida inteira e entraremos aí, no contato com as histórias de vida daqueles que permeiam nossas vidas.