coletivos parceiros

Trecho 2.8 - criação e pesquisa em comunicação

Projeto social que desde 2010, dedica-se à criação e pesquisa em comunicação com adultos em situação de alta vulnerabilidade social. Fazemos parte do Movimentos da Luta Antimanicomial e de Democratização da Mídia.

Facebook: /trecho2ponto8 
Instagram: @trecho2ponto8

Projeto Cala-boca já morreu

Associação sem fins lucrativos, constituída em 2004, depois de 9 anos de existência como uma ação sem fins lucrativos do Instituto GENS de Educação e Cultura. Tem como objetivos criar oportunidades para que as pessoas, independente da idade, origem e condição social, vivenciem processos de formação de grupo, pautados pelos princípios da co-gestão e apoio mútuo, e exerçam o direito à comunicação. 

 

http://www.cala-bocajamorreu.org/

Facebook: @projetocbjm

Grupo de estudos PULA

Desde 2010, o PULA é um grupo de estudos socioculturais da Escola de Educação Física e Esporte da USP e da Faculdade de Educação da USP. Tem como temas de pesquisa a Filosofia do Esporte, o Lazer e os Jogos Tradicionais e outros fenômenos do Corpo e do Movimento Humano, em uma perspectiva filosófica e antropológica.

Coordenação: Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann e Profa. Dra. Soraia Chung Saura

Facebook: /grupodeestudospula

Tapir ateliê de cerâmica e outras artes

Um espaço de encontros! Aqui, há 20 anos, Sirlene Giannotti desenvolve seu trabalho expressivo e orienta aprendizes na arte de modelar, esmaltar e queimar a argila para que ela eternize objetos artesanais-artísticos sem se preocupar com os limites entre estas categorias. Aqui estudantes de todas as idades são recebidos para vivenciar workshops e conhecer as etapas do processo artesanal da cerâmica.

 

Facebook: /tapiroic  

Instagram: @tapiratelie

Fateliku - Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais e religião

Sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), congrega pesquisadores e pesquisadoras tanto no campo da Educação, quanto de outras áreas das humanidades (Antropologia, História, Direito, Artes, Letras), nos mais variados níveis de formação, que desenvolvem pesquisas que interseccionam as temáticas dos marcadores sociais da diferença (raça, gênero, etnia, classe, religião, geração etc.) no campo da educação. Coordenação: Prof. Roselinton Oliveira.

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCmigL_ObfAoUzE7GaMgEzbA/about

GEO - Grupo de Estudos Olímpicos

Grupo de Estudos da Faculdade de Educação da USP, orientados pela Prof Dra Katia Rubio. Mantém também o canal Olimpiar, dedicado a divulgação sobre Olimpismo, à memória dos atletas olímpicos brasileiros e do esporte do Brasil.

Youtube: https://www.youtube.com/c/Olimpiar/

Instagram: @geousp

CCM - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. O Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias-CCM caracteriza-se por aglutinar pessoas com interesse em produzir pesquisas na linha: Processos de criação nas mídias. Tem por objetivos: organização de Evento Científico; produção de pesquisa em grupo; organização de um portal na WWW. Atualmente suas atividades incluem: lista de discussão na WWW; realização de palestras com pesquisadores na área. Como produção bibliográfica do grupo, ver o livro: "Processos do Imaginário".  Coordenação: Prof. Dra. Lucia Leão

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0123760573081386

Facebook: /GrupoPesquisaCCM

Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design UFPR

Direcionado à investigação e à discussão, com ênfase na reflexão filosófica e crítica, dos processos de produção, circulação e recepção de sentidos e valores que circunscrevem a visualidade contemporânea no âmbito das artes visuais e do design. Coordenação: Marcos Beccari & Felipe Prando.

http://nedad.ufpr.br/sobre/

Facebook: /nedadufpr

Criança’s Rádio

A Criança's Radio são podcasts feito por e para crianças brasileiras, a fim de escutar, pesquisar, compreender os enfrentamentos das infâncias diante do cenário político e da pandemia, mas tudo isso com muito bom humor e leveza, através inclusiva da linguagem cênica de teatro de bonecos. A ideia visa, em primeiro lugar, promover a escuta da perspectiva infantil sobre a pandemia e questões que envolvem esta nova experiência social. Para além, o projeto visa possibilitar a criação de conteúdo sonoro pelas crianças brasileiras, como radionovelas dotadas de enredos e sonoplastias criadas coletivamente, tutoriais, debates de notícias, entrevistas e outros conteúdos educativos.

Instagram: @criancasradio

https://soundcloud.com/user-772824543

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA

Grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da UFMT Cuiabá,possui diversas experiências de pesquisa, mas tem mais foco com a educação popular, especialmente com pequenas comunidades. Temos também considerado a comunidade escolar dessas comunidades, na perspectiva da construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC). Temos vivências com os três biomas do estado (Amazônia, Pantanal e Cerrado) e investigado o território mato-grossense por meio de suas narrativas, percepções, existências e esperançares. Somos os estudiosos que se aventuram nas ciências tentando interpretar o mosaico humano em contato com a natureza. Coordenação-geral da professora Michèle Sato.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCVbB3B0vCYqxxXBEnZ60qvw

Facebook: https://www.facebook.com/groups/gpeaufmt/

Blog: https://gpeaufmt.blogspot.com

Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Av. da Universidade, 308 - Auditório Helenir Suano - sala 130 Bloco B - Cidade Universitária - São Paulo/SP

Site nutrido pelas experiências dos educadores-pesquisadores do Lab_Arte.

©Todos os direitos reservados