Teses e Dissertações

pesquisas relacionadas ao lab_arte

O corpo, espelho da palavra: corporeidade em processos de escrita poética (2021)

Autoria: Marina Teixeira Wisnik

Orientação: Rogério de Almeida

Uma pedagogia menor: reflexões sobre o acaso, a incerteza e o gesto de desmobilizar em Educação (2021)

Autoria: Luiz Antônio Callegari Coppi

Orientação: Rogério de Almeida

Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy (2020)

Autoria: Mariana Tambara

Orientação: Soraia Chung Saura

Fiando o canto: sabedoria e imaginação simbólica na tessitura da tecelã (2020)

Autoria: Liliane Benevenuto Lemos

Orientação: Soraia Chung Saura

A grafia luminosa do tempo decomposto: ensaio sobre o imaginário das ruínas e dos objetos abandonados (2020)

Autoria: Fernando de Carvalho Lopes

Orientação: Rogério de Almeida

Escritos sobre a estética além da arte: transmissão e experiência nas culturas japonesas (2020)

Autoria: Luiz Fernando de Prince Fukushiro

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial (2019)

Autoria: Deborah Monteiro

Orientação: Ana Cristina Zimmermann

Viola caipira e seus ponteios no imaginário popular (2019)

Autoria: Ronnie de Almeida Alves da Silva

Orientação: Soraia Chung Saura

Performances do professar: todo professor tem um pouco de ator (2019)

Autoria: Pedro Luis Braga Silva

Orientação: Ana Cristina Zimmermann

Tessituras da queda: deseducação em Raduan Nassar (2019)

Autoria: Mateus Moisés Gonçalves Pereira

Orientação: Rogério de Almeida

A vida das máquinas: o imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin (2019)

Autoria: Juliana Michelli da Silva Oliveira

Orientação: Rogério de Almeida

O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico (2018)

Autoria: Fabiana Tavolaro Maiorino

Orientação: Rogério de Almeida

Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas (2018)

Autoria: Camila Teresa da Silva

Orientação: Rogério de Almeida

Entre pousos e movimentos: investigação sobre as estrelas do nosso céu interior (2018)

Autoria: Bruna Galluccio Ferreira

Orientação: Mônica Caldas Ehrenberg

Pensamento e riso trágicos: a aprovação incondicional da vida contra as ilusões humanas (2018)

Autoria: Leandro Santos Resende

Orientação: Rogério de Almeida

Pelos olhos de Alice: ancestralidade afro-ameríndia, ambientalismo e formação - uma tese de ficção autobiográfica (2016)

Autoria: Carla Wanessa do Amaral Caffagni

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Por uma pedagogia do palhaço: riso, corpo jogador, transgressão e inversão (2016)

Autoria: Marco Antonio da Silva

Orientação: Patricia Dias Prado

Nas trilhas do herói. Histórias em quadrinhos & itinerários de formação (2016)

Autoria: Sabrina da Paixão Brésio

Orientação: Rogério de Almeida

O riso trágico - ou sobre como pensar com um chapéu de bobo (2016)

Autoria: Luiz Antônio Callegari Coppi

Orientação: Rogério de Almeida

Imaginário e formação de educadores: a narrativa de si (2016)

Autoria: Elisabete Martins da Fonseca

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Corpocriação: ensaios mareados sobre caminhos de criação poético-corporal em educação (2016)

Autoria: Barbara Muglia Rodrigues

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Maragogipinho - as vozes do barro: práxis educativa em culturas populares (2016)

Autoria: Sonia Carbonell Alvares

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Olhares de si, olhares de mundo: itinerários de formação na experiência do Lab_Arte de Fotografia (2015)

Autoria: Fernanda de Cássia Forato

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Jaime Cubero: uma trajetória de práticas libertárias para a educação e para a vida

Autoria: Maira Moraes dos Santos

Orientação: Doris Accioly e Silva

Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação (2015)

Autoria: André Luis Pereira dos Santos

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais (2015)

Autoria: Marcos Vinicius Puttini

Orientação: Rogério de Almeida

A canoa da escritura formativa: trajetórias do barro pelo rio ao mar (2015)

Autoria: Miraci Tamara Castro

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Articulações simbólicas: uma filosofia do design sob o prisma de uma hermenêutica trágica (2015)

Autoria: Marcos Namba Beccari

Orientação: Rogério de Almeida

Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha (2015)

Autoria: Júlia Campiolo Porto

Orientação: Rogério de Almeida

O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: "diagnóstico socioambiental na APA Embu Verde: educação ambiental para a sustentabilidade na bacia do Rio Cotia", Embu das Artes, SP (2015)

Autoria: Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo Fernandes

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha (2015)

Autoria: Rogério de Almeida

-

Por uma reapropriação da ideia de homem (2015)

Autoria: Louis José Pacheco de Oliveira

Orientação: Rogério de Almeida

Espaçotempo & ancestralidade de matriz africana em terras caboclas (2015)

Autoria: Erenay Martins Maciel

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Pintura e alquimia: práticas de ateliê e laboratório na arte-educação (2015)

Autoria: Fernando de Carvalho Lopes

Orientação: Rogério de Almeida

A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático na formação inicial de educadores (2015)

Autoria: Theda Cabrera Gonçalves Pereira

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Dançando com o Minotauro nas noites: narração de estórias e formação humana (2015)

Autoria: Fabiana de Pontes Rubira

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Prelúdios para música e formação (2014)

Autoria: Luiz Fernando de Prince Fukushiro

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Mito, arte e educação: o imaginário em Harry Potter (2014)

Autoria: Julio Pancracio Valim

Orientação: Rogério de Almeida

Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar (2013)

Autoria: Elni Elisa Willms

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Esculpir o tempo: arte, educação e ancestralidade entre os Fons, os Iorubás e os Tchokwes (2013)

Autoria: Julio Cesar Boaro Nogueira

Orientação: Rogério de Almeida

Capoeranças em verso e prosa: imagens da força matrial afro-ameríndia em literaturas da capoeira angola (2012)

Autoria: Elis Regina Feitosa do Vale

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

O pulo do gato preto: estudo de três dimensões educacionais das artes-caminhos marciais em uma linhagem de capoeira angola (2012)

Autoria: Fabio José Cardias Gomes

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Hermenêutica das bases ancestrais da educação e seus desdobramentos simbólicos nos movimentos indígenas no Equador (2011)

Autoria: Edesmin Wilfrido Palacios Paredes

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música (2011)

Autoria: Guilherme Mirage Umeda

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Processos de criação: teatro e imaginário (2011)

Autoria: Andréa Aparecida Cavinato

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Leitura: deleites e angústias. Uma fisiologia simbólica da leitura em leitores habituais e leitores não-habituais (2010)

Autoria: Edleuza Ferreira da Silva

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

O vestido azul: educação e música na infância - ressonâncias antropológicas (2010)

Autoria: Luz Marina Espíndola

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Escritura de uma exposição: diálogos de uma educadora e acervos pessoais (2010)

Autoria: Elly Aparecida Rozo Vaz Perez Ferrari

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação. (2009)

Autoria: Gracia Lopes Lima

Orientação: Marcos Ferreira-Santos

Espaço-tempo e ancestralidade na educação ameríndia: desdobramentos de Paulo Freire na província de Chimborazo, Equador. (2008)

Autoria: Patricia Perez Morales

Orientação: Marcos Ferreira-Santos