Teses e Dissertações
pesquisas relacionadas ao lab_arte
O corpo, espelho da palavra: corporeidade em processos de escrita poética (2021)
Autoria: Marina Teixeira Wisnik
Orientação: Rogério de Almeida
Uma pedagogia menor: reflexões sobre o acaso, a incerteza e o gesto de desmobilizar em Educação (2021)
Autoria: Luiz Antônio Callegari Coppi
Orientação: Rogério de Almeida
Infância, cinema e educação: um estudo hermenêutico sobre a criança nos filmes A língua das mariposas, Mutum, Pelle e Tomboy (2020)
Autoria: Mariana Tambara
Orientação: Soraia Chung Saura
Fiando o canto: sabedoria e imaginação simbólica na tessitura da tecelã (2020)
Autoria: Liliane Benevenuto Lemos
Orientação: Soraia Chung Saura
A grafia luminosa do tempo decomposto: ensaio sobre o imaginário das ruínas e dos objetos abandonados (2020)
Autoria: Fernando de Carvalho Lopes
Orientação: Rogério de Almeida
Escritos sobre a estética além da arte: transmissão e experiência nas culturas japonesas (2020)
Autoria: Luiz Fernando de Prince Fukushiro
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial (2019)
Autoria: Deborah Monteiro
Orientação: Ana Cristina Zimmermann
Viola caipira e seus ponteios no imaginário popular (2019)
Autoria: Ronnie de Almeida Alves da Silva
Orientação: Soraia Chung Saura
Performances do professar: todo professor tem um pouco de ator (2019)
Autoria: Pedro Luis Braga Silva
Orientação: Ana Cristina Zimmermann
Tessituras da queda: deseducação em Raduan Nassar (2019)
Autoria: Mateus Moisés Gonçalves Pereira
Orientação: Rogério de Almeida
A vida das máquinas: o imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin (2019)
Autoria: Juliana Michelli da Silva Oliveira
Orientação: Rogério de Almeida
O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico (2018)
Autoria: Fabiana Tavolaro Maiorino
Orientação: Rogério de Almeida
Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas (2018)
Autoria: Camila Teresa da Silva
Orientação: Rogério de Almeida
Entre pousos e movimentos: investigação sobre as estrelas do nosso céu interior (2018)
Autoria: Bruna Galluccio Ferreira
Orientação: Mônica Caldas Ehrenberg
Pensamento e riso trágicos: a aprovação incondicional da vida contra as ilusões humanas (2018)
Autoria: Leandro Santos Resende
Orientação: Rogério de Almeida
Pelos olhos de Alice: ancestralidade afro-ameríndia, ambientalismo e formação - uma tese de ficção autobiográfica (2016)
Autoria: Carla Wanessa do Amaral Caffagni
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Por uma pedagogia do palhaço: riso, corpo jogador, transgressão e inversão (2016)
Autoria: Marco Antonio da Silva
Orientação: Patricia Dias Prado
Nas trilhas do herói. Histórias em quadrinhos & itinerários de formação (2016)
Autoria: Sabrina da Paixão Brésio
Orientação: Rogério de Almeida
O riso trágico - ou sobre como pensar com um chapéu de bobo (2016)
Autoria: Luiz Antônio Callegari Coppi
Orientação: Rogério de Almeida
Imaginário e formação de educadores: a narrativa de si (2016)
Autoria: Elisabete Martins da Fonseca
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Corpocriação: ensaios mareados sobre caminhos de criação poético-corporal em educação (2016)
Autoria: Barbara Muglia Rodrigues
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Maragogipinho - as vozes do barro: práxis educativa em culturas populares (2016)
Autoria: Sonia Carbonell Alvares
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Olhares de si, olhares de mundo: itinerários de formação na experiência do Lab_Arte de Fotografia (2015)
Autoria: Fernanda de Cássia Forato
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Jaime Cubero: uma trajetória de práticas libertárias para a educação e para a vida
Autoria: Maira Moraes dos Santos
Orientação: Doris Accioly e Silva
Quando o instante canta: considerações mitohermenêuticas sobre a canção e a educação (2015)
Autoria: André Luis Pereira dos Santos
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais (2015)
Autoria: Marcos Vinicius Puttini
Orientação: Rogério de Almeida
A canoa da escritura formativa: trajetórias do barro pelo rio ao mar (2015)
Autoria: Miraci Tamara Castro
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Articulações simbólicas: uma filosofia do design sob o prisma de uma hermenêutica trágica (2015)
Autoria: Marcos Namba Beccari
Orientação: Rogério de Almeida
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha (2015)
Autoria: Júlia Campiolo Porto
Orientação: Rogério de Almeida
O World Café e o aprendizado pelo diálogo: limites e possibilidades de um território de sentidos no processo de formação: "diagnóstico socioambiental na APA Embu Verde: educação ambiental para a sustentabilidade na bacia do Rio Cotia", Embu das Artes, SP (2015)
Autoria: Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo Fernandes
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha (2015)
Autoria: Rogério de Almeida
-
Por uma reapropriação da ideia de homem (2015)
Autoria: Louis José Pacheco de Oliveira
Orientação: Rogério de Almeida
Espaçotempo & ancestralidade de matriz africana em terras caboclas (2015)
Autoria: Erenay Martins Maciel
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Pintura e alquimia: práticas de ateliê e laboratório na arte-educação (2015)
Autoria: Fernando de Carvalho Lopes
Orientação: Rogério de Almeida
A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático na formação inicial de educadores (2015)
Autoria: Theda Cabrera Gonçalves Pereira
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Dançando com o Minotauro nas noites: narração de estórias e formação humana (2015)
Autoria: Fabiana de Pontes Rubira
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Prelúdios para música e formação (2014)
Autoria: Luiz Fernando de Prince Fukushiro
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Mito, arte e educação: o imaginário em Harry Potter (2014)
Autoria: Julio Pancracio Valim
Orientação: Rogério de Almeida
Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar (2013)
Autoria: Elni Elisa Willms
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Esculpir o tempo: arte, educação e ancestralidade entre os Fons, os Iorubás e os Tchokwes (2013)
Autoria: Julio Cesar Boaro Nogueira
Orientação: Rogério de Almeida
Capoeranças em verso e prosa: imagens da força matrial afro-ameríndia em literaturas da capoeira angola (2012)
Autoria: Elis Regina Feitosa do Vale
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
O pulo do gato preto: estudo de três dimensões educacionais das artes-caminhos marciais em uma linhagem de capoeira angola (2012)
Autoria: Fabio José Cardias Gomes
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Hermenêutica das bases ancestrais da educação e seus desdobramentos simbólicos nos movimentos indígenas no Equador (2011)
Autoria: Edesmin Wilfrido Palacios Paredes
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música (2011)
Autoria: Guilherme Mirage Umeda
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Processos de criação: teatro e imaginário (2011)
Autoria: Andréa Aparecida Cavinato
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Leitura: deleites e angústias. Uma fisiologia simbólica da leitura em leitores habituais e leitores não-habituais (2010)
Autoria: Edleuza Ferreira da Silva
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
O vestido azul: educação e música na infância - ressonâncias antropológicas (2010)
Autoria: Luz Marina Espíndola
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Escritura de uma exposição: diálogos de uma educadora e acervos pessoais (2010)
Autoria: Elly Aparecida Rozo Vaz Perez Ferrari
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação. (2009)
Autoria: Gracia Lopes Lima
Orientação: Marcos Ferreira-Santos
Espaço-tempo e ancestralidade na educação ameríndia: desdobramentos de Paulo Freire na província de Chimborazo, Equador. (2008)
Autoria: Patricia Perez Morales
Orientação: Marcos Ferreira-Santos