Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Av. da Universidade, 308 - Auditório Helenir Suano - sala 130 Bloco B - Cidade Universitária - São Paulo/SP

Site nutrido pelas experiências dos educadores-pesquisadores do Lab_Arte.

©Todos os direitos reservados

Núcleo: Coral Todos os cantos

Encontros: às terças-feiras

Horário: das 18h às 19h30

Local:  salas 124 e 139 da FEUSP

Pesquisadora: Lucymara Apostólico
Perfil: Licenciada em Educação Artística com habilitação em música pela UNESP, estudou piano e flauta transversal na Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo. Foi regente de vários corais da cidade como Coro Luther King,  CAIME (Coral do Instituto de Matemática e Estatística – USP), o Coral da Poli/USP, o Coral EncantHUs (HU-USP), Britpopchoir (unidade Vila Mariana), Coral Melhoramentos e do Coral Yapapá da FCF-USP entre outros. Sua atuação no exterior conta com duas tournés por Portugal e Itália com o Coro Cantosospeso de Milão. Na Alemanha, integrou como cantora e regente, os corais Kammerchor der Humboldt-Universität Berlin e Tea-Cream-Singers.

Atualmente rege o Coral Todos os Cantos (FE/USP), o Madrigal Viva Voz e o Coral Infantil da EE Henrique Dumont Vilares além de atuar como professora de música no ensino básico da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

Contato: lucymaramusica@gmail.com

Facebook: Lucymara Apostolico

Venha cantar com a gente! Não é preciso experiência!

Cantar é um direito de todos. É com essa mesma bandeira, carregada nesses 20 anos de história, que o " Coral Todos os Cantos"  passa a integrar, em 2018, o Lab_arte.

Toda pessoa em condições vocais normais consegue cantar e afinar. Algumas com mais rapidez e outras com menos. O mais incrível é que quando todos se juntam, algo muito grandioso acontece: as vozes se abraçam e com trabalho e comprometimento  somos capazes de fazer juntos, musica de qualidade.

Nossos ensaios acontecem uma vez por semana.

Cada um que chega é classificado como soprano, contralto, tenor ou baixo, de acordo com sua tessitura vocal. Neste ano temos uma novidade! Estamos trabalhando com um método de alfabetizaçãomusical muito interessante e acessível chamado "O passo", que fará parte do dia a dia dos nossos ensaios. Com o O Passo, trazemos a possibilidade de um desenvolvimento musical mais amplo para os cantores, o que nos permitirá fazer música juntos cada vez melhor.

Nosso repertório é eclético. Cantamos músicas de diversos povos e épocas, em diferentes idiomas, além do português. Geralmente trabalhamos com duas frentes: o "Canto do povo de algum lugar", trazendo músicas de povos diversos, e o "Concerto Didático" que traz músicas do nosso repertório mais acessíveis às crianças, além de algumas canções conhecidas por elas, com o objetivo de mostrar como funciona um coral e como cantar pode ser bem acessível.