Pensarte: identidade nacional, patrimônio cultura e religiões afro-brasileiras.

22 Jun 2018

“... Estamos chegamos do chão dos quilombos,

estamos chegando no som dos tambores,

dos Novos Palmares nós somos,

viemos lutar.”

 

(A de Ó, Pedro Calsadáglia, Pedro Tierra; Milton Nascimento)

 

 

Com grande satisfação acolhi o convite do Lab_Arte para partilhar com seus integrantes e demais convidadas e convidados alguns aspectos da minha trajetória acadêmica e conversar sobre as relações entre identidade nacional, patrimônio cultura e religiões afro-brasileiras.

 

Foi o primeiro Pensarte de 2018 e tanto para o Laboratório de Arte e Educação quanto para mim, professor recém contratado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o evento desenvolveu-se num clima de “abertura de trabalhos”.

Num momento bastante preocupante para o desenvolvimento de políticas públicas com recortes étnicos-raciais e atendendo a reinvindicação da comunidade acadêmica (sobretudo das e dos estudantes do curso de Pedagogia), o Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA-FEUSP) tem agora em seu quadro um professor responsável em atuar com a temática africana, afro-brasileira e indígena no campo da educação.

 

A alegria do encontro e da acolhida na FEUSP e no Lab_Arte é proporcional ao desafio da empreitada que me espera. Acredito, entretanto, que trago comigo a força daqueles que me precederam na luta por uma sociedade mais justa e solidária e das mulheres e homens que atualmente se empenham para que a educação brasileira seja inclusiva, plural e atenta a diversidade de sua população. Sei, portanto, que não caminho só, mas em comunidade e juntos iremos mais longe.

 

Confira no vídeo esse momento tão especial. Deixe nos comentários suas observações, críticas e sugestões e vamos construir e partilhar novos saberes.

 

Por fim, fica o convite para que você possa participar das atividades do Lab_Arte e, em breve, juntar-se à nós num grupo de estudos sobre educação, religião e relações étnico-raciais, o Grupo de Estudos FATELIKU.

 

Rosenilton Oliveira

rosenilton.oliveira@usp.br

 

Links para vídeo: 

https://youtu.be/rdiZY_qgvmM  Parte 01 

https://youtu.be/ULuXhZMG0Q0 Parte 02

https://youtu.be/R6emzyXcXE4 Parte 03

https://youtu.be/UfX36JzOYWE Parte 04

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Curta essa postagem aqui no blog
Please reload

destaques
Please reload

postagens recentes
Please reload

arquivo
Please reload

palavras-chave

Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Av. da Universidade, 308 - Auditório Helenir Suano - sala 130 Bloco B - Cidade Universitária - São Paulo/SP

Site nutrido pelas experiências dos educadores-pesquisadores do Lab_Arte.

©Todos os direitos reservados