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PEDAGOGIA DO PALHAÇO - CORPO JOGADOR

O que é a Pedagogia do(a) Palhaço(a)

 

Proposta educativa que tem como principais concepções e aplicações pedagógicas as técnicas do ator/atriz-criador(a), do(a) arteiro(a), do(a) atuador(a), do(a) artivista e do(a) educador(a) para a paz, que se constitui a partir dos elementos da Arte do(a) palhaço(a), como o riso (enquanto deflagrador do pensamento sério), o corpo jogador, a transgressão e a inversão, na relação com a Educação, na interface com as Ciências Sociais e com as Artes. Dito de outra maneira: é um conjunto de metodologias artístico/pedagógicas que tem por objetivos, a manutenção da saúde física/emocional e a ampliação/fortalecimento das capacidades comunicativas de docentes, de qualquer matéria, em qualquer escola, em qualquer bairro, cidade, Estado ou país. Para além dos/as docentes, as metodologias da Pedagogia do Palhaço são indicadas para pais, mães, adolescentes e crianças.

 

 

O corpo jogador

 

Na Pedagogia do(a) Palhaço(a) o jogo é de suma importância. Toda a construção do conceito de corpo nessa Pedagogia só é possível depois de compreendermos o jogo e todo o seu universo paradoxal e seus tabus, para sabermos, que tipo de jogo usaremos em nossos relacionamentos, com a gente mesmo, em nosso corpo, com o mundo, nas relações sociais cotidianas, e com o(a) outro(a), nossos(as) alunos(os) e colegas de trabalho.

Não é só o palhaço que é totalmente constituído pelo jogo, que vive em estado de jogo, o ator também aprende a partir dos jogos teatrais, para além disso, toda a relação de professor(a) aluno(a) vai ser marcada pelo e através do jogo: as rodas de conversa e as rodas de avaliação são mediadas pelo jogo proposto pelo(a) educador(a), o desafio e a assunção do(a) amigo(a) imaginário(a) nada mais é do que um jogo, enfim, o corpo do(a) educador(a) da Pedagogia do(a) Palhaço(a) é um corpo jogador consciente.

O corpo jogador consciente é uma compreensão mais aprofundada sobre as capacidades e possibilidades do corpo, mais precisamente, o equilíbrio, o ritmo, a elasticidade entre tensão/relaxamento e a harmonia entre todos eles. Nosso processo de alcançar o corpo consciente se dá através dos exercícios de capoeira de angola, respiração, meditação e malabarismo.

 

Objetivo

 

O objetivo do presente projeto, é desenvolver as técnicas do Corpo Jogador, no intuito de preservação da saúde do corpo, seja a saúde física, emocional, bem como também a saúde das relações, da sustentabilidade das comunicações em todas as esferas.

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Marco Guerra é um artista-pesquisador-educador. Pedagogo, Mestre em didática e Doutor em psicologia da Educação na FE-USP. Suas linhas de trabalho são o teatro, a palhaçaria, a literatura e os jogos do mundo. É pesquisador do USP e idealizador da Pedagogia do Palhaço, proposta educativa que tem como principais concepções e aplicações, as técnicas do ator-criador, do arteiro, do atuador, do artivista e do educador para a paz.

É fundador e coordenador executivo da Estação Aprendizarte, associação que desenvolve trabalhos artísticos/educativos, nas linhas da Pedagogia do Palhaço, com crianças, adolescentes, adultos e idosos. É pesquisador do Lab_Arte (Laboratório de Arte, Ecucação e Cultura) da Faculdade de Educação da USP e do CIRCUSP (Coletivo Interdisciplinar de Pesquisas Circenses da USP), do qual é fundador. Seus principais eventos organizados são:

I Colóquio Internacional de Cultura Hip Hop e Educação (USP e SESC Pinheiros) 2012; I Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (USP e Aprendizarte) 2015; II Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (USP e Aprendizarte) 2016; III Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (USP e Aprendizarte) 2017; IV Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (USP e Aprendizarte) 2019; I Encontro Internacional de Palhaces Educadores de Mogi das Cruzes (USP, Aprendizarte e SMCT de Mogi das Cruzes).

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